máscara de argila verde

Você sabe quando precisa incluir a máscara de argila verde na sua rotina de cuidados com a pele?

O mercado de skincare cresceu de forma vertiginosa nos últimos anos. Por conta da pandemia, as pessoas tiveram mais tempo para olhar para si mesmas e intensificaram os cuidados pessoais e com a beleza.

Entre os produtos que tiveram grande destaque no mundo dos cosméticos está a argila.

Esse elemento é conhecido por ter sido uma das primeiras formas utilizadas como tratamento e medicamento pelas civilizações antigas, e era usada principalmente para curar ferimentos.

Hoje em dia, o uso da argila nos tratamentos cosméticos e estéticos recebe o nome de argiloterapia.

De diversas cores e com benefícios específicos para cada tipo de pele, a argila é um ingrediente natural e milenar que vem sendo adicionada às máscaras de tratamento tanto para o rosto quanto para o corpo, e com benefícios surpreendentes!

Uma das mais utilizadas nas rotinas de cuidado diário com a pele é a argila verde.

Por conta do clima quente do Brasil, a maioria das pessoas possui a pele oleosa, o tipo principal que se beneficia com o uso dessa cor de argila.

A composição da argila verde é repleta de elementos minerais como óxido de ferro, cálcio, manganês, potássio, silício e vários outros que componentes que possuem excelentes propriedades terapêuticas capazes de trazer diversos benefícios para a pele.

Várias cores, mas benefícios e indicações diferentes

Verde, branca, rosa, vermelha, preta… Cada uma dessas cores de argila possui benefícios específicos, assim como suas indicações de uso.

Além disso, a qualidade e a composição de cada um dos tipos de argila está diretamente ligada do local de onde ele é extraída.

A argila verde

Antes de se jogar de cabeça na argiloterapia, é preciso saber como fazer e para que serve cada uma das cores disponíveis para que você faça uso de maneira adequada e tenha todos os benefícios desse mineral.

Com PH neutro, a argila verde é conhecida por possuir como benefícios terapêuticos uma função absorvente, por isso é a mais indicada para peles mistas e oleosas.

Ela ajuda a combater edemas, o famoso inchaço, possui poder secativo, o que auxilia no tratamento de cravos e espinhas, tem ação antisséptica, bactericida, promove emoliência, é cicatrizante e analgésica.

Quem tem cabelos oleosos também pode se beneficiar das propriedades da argila verde, já que ela promove uma esfoliação suave no couro cabeludo, que ajuda a diminuir a oleosidade da região, realizando uma desintoxicação eficaz que permite regular a produção sebácea.

A argila verde, por conta do ferro presente na sua composição, consegue ajudar na respiração das células da pele. Com ação remineralizante, adstringente e tonificante, o uso da argila verde na rotina de skincare ajuda a manter a pele hidratada, mais firme e revitalizada.

A argila verde, usada por pessoas que possuem a pele acneica, pode ser uma grande e poderosa aliada para controlar a oleosidade da pele e também o surgimento de acnes, já que possui ação secativa e anti-inflamatória.

Usando a máscara de argila verde

Argila verde para o rosto: aprenda o passo a passo

Encontrada para a venda em forma de pó, a argila verde deve ser preparada com água pura ou soro fisiológico.

Por conta de todos os seus componentes benéficos para a pele e os cabelos, não há necessidade de acrescentar mais nada à mistura na hora de usar.

Dê preferência aos utensílios de vidro ou cerâmica na hora de preparar a máscara de argila, pois o uso de materiais metálicos pode interferir com os minerais já presentes na argila.

Neste recipiente você vai adicionar a quantidade de argila verde necessária de acordo com o local no qual você irá aplicá-la, seja no rosto, couro cabeludo ou alguma outra parte do corpo. 

Coloque água ou soro fisiológico, mexendo até formar uma pasta homogênea. Está pronta a sua máscara de argila verde!

Para usar sua máscara de argila verde no rosto, aplique a pasta com a ajuda de um pincel, evitando a região dos olhos e deixe agir por 20 minutos e remova com água.

Depois de removida a máscara, você pode prosseguir com sua rotina de cuidados com a pele normalmente, aplicando creme hidratante.

Em peles muito oleosas e com acnes, a máscara de argila verde pode ser utilizada uma vez por semana. Se não é o seu caso, você pode usá-la a cada 15 dias.