Você tem o costume de usar protetor solar? De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o uso desse produto diariamente traz uma série de benefícios para a pele, e entre eles estão a prevenção de manchas, queimaduras, melasma, envelhecimento precoce, melanoma e até mesmo câncer de pele.
Mas afinal, qual o filtro solar ideal para a minha pele? A fim de sanar essa dúvida, preparamos um infográfico com as principais características do produto e te ajudar na decisão e escolha de qual deles é perfeito para você e para o seu tipo de pele.
QUAL DOS TIPOS DE TEXTURAS DO PROTETOR SOLAR É IDEAL PARA MINHA PELE?
Cremoso: Um produto com característica cremosa é aquele que possui uma textura mais hidratante e é ideal para peles do tipo seca ou que se encontram ressecadas.
Oil Free: Produtos com característica oil free são aqueles que não possuem óleo em sua composição, ou seja, pode ser indicado para pessoas com pele do tipo seca, mista ou até mesmo acneica (com acnes/espinhas).
Toque Seco: Um produto com característica de toque seco é aquele cujo possui um efeito matificante, ou seja, que deixa um aspecto de uma pele mais seca e lisa. Na prática é recomendado para quem possui pele com aspecto oleoso.
É MELHOR USAR PROTETOR COM OU SEM COR?
O protetor solar com cor é responsável por proteger a pele contra radiação e solar e até mesmo a luz visível que é emitida pelo celular, janelas, lâmpadas e aparelhos eletrônicos. Fora isso, também é mais fácil no ato da aplicação e você tem a certeza de que aplicou corretamente por todo o seu rosto.
Já o protetor solar sem cor, por sua vez, protege a pele apenas contra a radiação solar.
PRECISA USAR PROTETOR SOLAR DENTRO DE CASA?
Infelizmente não tem como fugir, pois a radiação está presente por todos os lados, mesmo em dias nublados e em lugares fechados.
Fora isso, de acordo com especialistas, a luz azul que é fornecida pelos aparelhos eletrônicos também possuem o poder de alterar a pigmentação de nossa pele. Sendo assim, por mais que sejam luzes artificiais, o uso do protetor solar dentro de casa não é apenas necessário, mas até mesmo indispensável.
O QUE É FPS?
A sigla FPS significa Fator de Proteção Solar, e indica a potência de determinado produto em relação aos raios UVB, e consequentemente contra queimaduras solares e câncer de pele.
Atualmente é possível encontrar protetores solares que possuem fatores FPS 100 mas segundo alguns especialistas, um produto com FPS 25 para o uso em seu dia a dia já seria suficiente, e em casos de exposição ao sol, indica-se FPS 30.
O grau do Fator de Proteção não é proporcional ao nível de proteção que o produto tem a oferecer. Um produto com FPS 30 protege cerca de 96% da radiação solar, e um produto de FPS 100, 95%.
Agora ficou um pouco mais fácil escolher o seu protetor solar, não é mesmo? Realize alguns testes e experiências e encontre o produto ideal para você. Proteja-se!