dominancia nas relações

Descubra como ser uma pessoa mais dominante nas relações!

Você já ouviu falar de perfis comportamentais? Não? Pois é justamente o perfil comportamental de cada pessoa que define a forma que ela vai reagir em determinadas situações, a maneira como se posiciona diante de acontecimentos cotidiano e até mesmo a postura que adota em seus relacionamentos.

É como se o ser humano fosse, na verdade, um jogo de quebra-cabeças composto por várias peças que se encaixam. E conhecer um pouco sobre cada uma dessas peças pode ajudar você a entender como o outro ‘funciona’ em diversos aspectos.

Quer saber como? Continue lendo este artigo!

O que é ser uma pessoa dominante

Muito utilizada por empresas no meio corporativo, a análise comportamental consegue identificar e classificar traços da personalidade de uma pessoa para saber como as funções poderão ser exercidas por pessoas de cada perfil ou qual a função mais adequada para este ou aquele funcionário.

Acontece que o perfil comportamental faz parte da personalidade do ser humano. Isso significa que, além do trabalho, a pessoa vai apresentar o mesmo tipo de comportamento em todas as áreas da sua vida, incluindo relacionamentos.

Verdadeiros camaleões, as pessoas que possuem um perfil dominante conseguem se adaptar de maneira mais fácil às dificuldades que possam surgir em sua vida, além de também terem mais jogo de cintura para resolver situações vistas como complicadas por outras pessoas.

São pessoas proativas que procuram sempre se adiantar aos obstáculos que possam surgir, pensando sempre em uma forma de superá-los de maneira estratégica.

Elas mantêm o foco em seus objetivos com determinação e têm uma grande capacidade de liderar e comandar outras pessoas de forma muito natural, mantendo uma postura sempre firme e tomando decisões de forma rápida.

Com senso crítico muito apurado, essas pessoas são muito questionadoras e exigentes e parecem sempre estar em busca de falhas nos outros.

Apesar de ousadas e estar sempre dispostas a correr riscos, que são minimizados pela sua mente ágil e racional, nem tudo é positivo no comportamento de uma pessoa dominante.

Isso acontece por conta da inflexibilidade e resistência às opiniões de terceiros, o que passa uma imagem de pessoa muito individualista. Elas podem também ter um ritmo muito acelerado difícil de ser acompanhado por grande parte das pessoas.

Como ser mais dominante nas relações

Como ter mais autoconfiança

Agora que você já conhece as principais características de um perfil dominante, você pode alterar alguns de seus hábitos e até mesmo a forma com que reage em determinadas situações para se tornar um pouco mais dominante em suas relações, claro que observando os aspectos positivos desse tipo de personalidade.

Procure ser mais objetivo na hora de se comunicar. Evite fazer o famoso ‘rodeio’, principalmente em assuntos que são importantes.

Não tenha medo de se posicionar diante daquilo que o desagrada. Dizer ‘não’ pode parecer difícil, mas é libertador. Se você faz de uma maneira educada e respeitosa, acaba sendo visto como uma pessoa firme, uma das características do dominante.

Aprenda e desenvolva diariamente o seu foco em objetivos. Comece com pequenas coisas no sei dia a dia. Logo você verá que está focado em objetivos maiores e com muito mais determinação. Ter um objetivo claro em um relacionamento e trabalhar por ele, com certeza fará toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma relação.