como pedir um empréstimo

Quando a coisa aperta e o dinheiro está curto para pagar todas as contas necessárias, ou mesmo na hora de uma emergência ou imprevisto, o primeiro pensamento é recorrer a um empréstimo, não é mesmo?

Hoje em dia, além de parentes e amigos próximos, é possível fazer empréstimos em bancos ou mesmo empresas que oferecem a facilidade de emprestar o dinheiro de forma rápida, prática, sem burocracia e, o melhor de tudo, com todo o processo sendo realizado de forma online.

Mas antes de bater o martelo e fechar um empréstimo, o ideal é que você tenha conhecimento de todos os aspectos que envolvem esse tipo de transação para não ser pego de surpresa.

Vamos lá!

O que é um empréstimo e qual a sua finalidade?

O que é necessário para fazer um financiamento
Dicas de documentação para solicitar empréstimos.

O empréstimo pessoal não tem uma finalidade específica, você pode usar o dinheiro após a sua liberação para fazer o que realmente precisa, seja o pagamento de contas, quitar uma dívida ou fazer uma compra de um valor mais alto.

Antes de ir em busca de opções para conseguir um empréstimo, seja on-line ou mesmo em instituições financeiras físicas, é preciso saber sobre a sua saúde financeira – seu bolso vai aguentar o pagamento das parcelas?

É preciso levar em consideração o quanto você ganha e quais são os seus gastos que já fazem parte da sua rotina. Isso é fundamental para que você saiba quanto poderá comprometer do seu salário para o pagamento das parcelas de um empréstimo.

Não esqueça de não comprometer todo o seu salário! Afinal de contas, imprevistos acontecem e você não pode prever quando uma emergência pode acontecer.

Caso você decida fazer um empréstimo diretamente em uma agência bancária, saiba que o processo pode ser bem burocrático. Hoje em dia, as opções on-line prometem agilizar todo esse processo, liberando o dinheiro diretamente na conta do contratante em pouco tempo.os juros podem ser mais altos q

Como em um empréstimo pessoal não são dadas garantias, os juros podem ser mais altos que em um empréstimo consignado ou um financiamento, por isso é preciso comparar bem essas taxas.

Uma outra dica é fazer simulações das parcelas que serão pagas até o final do contrato para não ser pego de surpresa.

Documentação

A documentação exigida para fazer um empréstimo, seja em bancos ou on-line, pode ter uma ou outra variação, mas os básicos são RG, CPF e os comprovantes de renda e residência.

Quem pode pedir um empréstimo?

Para que uma pessoa solicite um empréstimo, é preciso ter entre 18 e 79 anos, que seja brasileiro e tenha residência no Brasil. 

Um bom histórico de pagamentos, o score, é uma das coisas que vai pesar na hora da liberação do crédito, além de não possuir nenhuma restrição de crédito, o temido “nome sujo”.

Para conseguir realizar um empréstimo é fundamental ter uma comprovação de renda. Dessa forma, até trabalhadores autônomos, como MEI e que trabalham sem carteira assinada podem solicitar o empréstimo comprovando seus rendimentos pela Declaração de Imposto de Renda.

Estar em dia com os compromissos financeiros também conta pontos na hora de pedir um.