Protetor Solar? O verão se passou, e com ele trouxe o outono, mês de sol, vento, feriados com praias e férias para algumas pessoas. E com toda essa exposição, não podemos deixar de nos proteger, e manter nossa pele saudável e linda para o próximo verão.
Com isso, o protetor solar vira nosso aliado e melhor amigo. Não somente em situações de exposição ao sol, o protetor solar deve ser usado todos os dias, inclusive quando se está na sombra. Você sabia que até a luz da sua casa agride sua pele?
O sol é rico em vitamina D, essencial para nosso organismo. Apenas 10 minutos no sol já é o suficiente para suprir e ativar a vitamina D no nosso corpo.
O sol está diretamente ligado ao envelhecimento precoce da pele, a doenças de pele como o câncer e também a queimaduras solares quando há exposição por longos períodos de tempo ao sol sem proteção. Bronzeamentos artificiais são lindos, mas podem ser nocivos a longo prazo para sua pele, podendo causar danos devido ao acúmulo de radiação solar.
Há diversas formas de se proteger do sol: uso de sombrinhas, sair de casa fora de horários onde o sol está mais quente, fazer uso de sombras, chapéus, blusas de manga comprida, calças, e claro o nosso queridinho protetor solar.
Os protetores solares são produtos quimicamente testados, com o objetivo de proteger contra os raios solares causadores de danos à nossa pele. Existem diversos tipos de protetores solares, sendo em loção, spray, creme, gel, etc. Os protetores solares possuem uma proteção que filtra a luz (famosos filtros solares), deixando que chegue em nossa pele apenas os raios menos agressivos.
Como escolher o melhor protetor solar para minha pele?
Os protetores solares possuem o FPS, que é o Fator de Proteção Solar. É ele que determina a força do protetor solar, variando de 2 a 100. O FPS mede a proteção contra os raios UVA e UVB que atingem diretamente a pele causando queimaduras superficiais e profundas. Se um protetor possui fator 30, significa que levará 30 vezes mais tempo para a pele ficar vermelha, se for 50 então será 50 vezes mais tempo, e assim sucessivamente.
Muitas pessoas acham que quanto maior o FPS, mais parecido os protetores ficam, sendo desnecessário fazer uso de um número mais forte. A proteção em si é a mesma, o que difere é o tempo. Um protetor fator 15 demora 15 vezes mais para começar a queimar a pele, então um de fator 60 vai demorar mais tempo, oferecendo maior proteção.
O filtro solar deve ser escolhido conforme sua exposição ao sol. Se o filtro escolhido não está protegendo, deve-se aumentar o fator ou reaplicar o protetor com mais frequência.
O correto é a aplicação meia hora antes da exposição ao sol e reaplicar 2 horas depois. Recomenda-se o uso de protetores solares fator maior ou igual a 30 quando exposição solar, e menores quando exposto a sombras e até mesmo a luz. Outro ponto sobre a escolha, é analisar o tipo de pele.
Se a pele for clara, deve-se utilizar um protetor com FPS maior, enquanto as peles morenas podem utilizar um FPS menor por possuir maior quantidade de melanina, que é um protetor natural da pele.
Existem diversos tipos de protetores para todas as partes do corpo como rosto, lábios, e corpo.
Leve em consideração na hora da compra do protetor solar o seu tipo de pele, pois existem protetores para peles mais secas, mais oleosas, e mista.