cachorro

Se você possui um cachorro, também quer levá-lo de férias com você no avião. Mas o que você deve considerar ao voar com um cachorro? Como pode se preparar para isso?

Se você quiser levar seu cachorro com você quando viajar de avião, primeiro você deve descobrir algumas coisas. Por exemplo: o cão é permitido na cabine ou tem que ficar no porão? Qual o tamanho da caixa de transporte? Quanto custa um bilhete de avião para cães? E o que mais deve ser considerado ao voar com um cachorro?

Preparação para viagem: O que devo prestar atenção ao voar com um cachorro?

Levar cães no avião deve ser planejado com antecedência. Em muitas companhias aéreas, o cão deve ser especificado ao reservar sua própria passagem. Em alguns casos é suficiente registar o cão até 24 horas antes da partida.

Verifique a aptidão do seu cão para voar

Antes de pensar em reservar um voo com um cão, verifique a aeronavegabilidade do seu cão. Certas raças com nariz chato não devem voar por motivos de saúde. Exemplos incluem boxers, buldogues franceses, pequinês,  Boston Terriers, pugs e Shih Tzus. 

Por outro lado, seu cão deve ser bem-comportado e capaz de ficar sentado em silêncio por longos períodos de tempo. Portanto, você deve pensar cuidadosamente e com antecedência se deseja colocar o seu animalzinho em um avião. Além disso, muitas companhias aéreas proíbem certas raças de cães classificadas como perigosas.

Regras para que seu cão seja levado a bordo da aeronave na cabine ou no porão

Existem algumas regras que devem ser observadas antes de colocar o seu melhor amigo nessa viagem, sendo elas:

  • Um máximo de três animais domésticos  (cães ou gatos)  por voo, desde que tenham mais de 4 meses de idade.
  • O peso máximo é estipulado pela operadora do voo (cia aérea), sendo de 5 a 10 kg.
  • O valor pode ser diferente para cada companhia aérea.

Para que não haja surpresas desagradáveis ​​à sua espera nas férias, deve informar-se antecipadamente sobre os requisitos de entrada do seu destino de viagem.

É importante conhecer os regulamentos de viagem exatos do país de destino.  Por exemplo, os requisitos de trela e focinheira, a lista de raças de cães proibidas (“cães de ataque”) e os tratamentos antiparasitários necessários podem variar de país para país.

Documentos necessários para viajar com meu cachorro

cachorro

Existem duas classificações: voos nacionais e internacionais. Pra cada uma dessas situações, a companhia aérea pode solicitar algum tipo de documentação diferente.

Voo Nacional

  • Certificado veterinário – com validade de 10 dias
  • Carteira de vacinação completa
  • Atestado de Saúde para Viagens Aéreas – emitido por um profissional veterinário.

Voo Internacional

  • Atestado de Saúde e Carteira de Vacinação
  • Laudo de Sorologia
  • Certificado Zoossanitário Internacional (CZI)
  • Certificado Veterinário Internacional
  • Chip (exclusivo para alguns destinos)

Quanto custa uma passagem de avião para o meu cachorro?

Depende. O preço pode variar de acordo com cada companhia aérea e podem ter como base o tamanho, peso e a disponibilidade de voo. Mas, você pode calcular de R$200 a R$1000,00, dependendo do seu destino.