A dolomita é um mineral de carbonato comumente encontrado em rochas calcárias. Após passar por um processo de purificação, a pedra é processada e vendida para uso pessoal, principalmente para fins estéticos.
“A dolomita é um mineral composto por carbonato de cálcio e magnésio, que possui propriedades alcalinas e é utilizado como suplemento alimentar e, mais recentemente, na forma de máscaras para tratamentos cosméticos”, explica Renato Pazzini, MD, dermatologista do Albert Einstein e Oswaldo Hospitais Cruzados.
O principal objetivo do uso do mineral na pele é aliviar a dor de queimaduras e lesões, pois a dolomita é conhecida por ter ação calmante, anti-inflamatória, cicatrizante e antisséptica.
A mistura de dolomita com água ou solução salina forma uma pasta cremosa que pode ser aplicada na pele. Este processo é semelhante ao uso de argila durante sua rotina de cuidados com a pele.
A dolomita trata o melasma?
Muitas pessoas acreditam na capacidade de clareamento da dolomita para o melasma. No entanto, até o momento, não existem estudos clínicos que demonstrem o poder clareador da dolomita. Isso não quer dizer que não clareie, apenas que, por enquanto, não há comparação dele feito com outros clareadores de eficácia comprovada.
Benefícios da dolomita no geral
Embora não existam evidências científicas sobre a ação clareadora deste mineral é utilizada há anos como alternativa a diversos tipos de tratamentos cosméticos. entre eles:
Atendimento odontológico: a pasta é usada na hora de escovar os dentes para tratar gengivite e aftas
Analgésico: o magnésio na dolomita ajuda a relaxar os músculos e combater a rigidez
Cuidados com a pele: a dolomita ajuda a tonificar e revitalizar a pele do rosto
Ajuda a tratar espinhas: seu efeito terapêutico ajuda a limpar espinhas
Embora algumas pessoas afirmem que a dolomita proporciona um efeito hidratante aos cabelos, esse mineral não é especificado para o tratamento dos fios.
Infelizmente, a dolomita não tem a capacidade de nutrir o cabelo, pelo contrário, pode prejudicar a saúde do cabelo. Para quem gosta de um bom hidratante capilar, recomendo o óleo de coco. Isso foi comprovado cientificamente como benéfico para o condicionamento dos cabelos
Como usar?
A dolomita geralmente é vendida em lojas de produtos naturais na forma de pó. Para usá-lo, basta misturar um pouco de metal com água ou solução salina para formar uma pasta. Em seguida, aplique o produto na pele e deixe agir por 20 minutos.
Contra-indicações
Apesar de ser um produto natural, deve-se ter cuidado ao usar o mineral. Embora contenha apenas minerais em sua composição, a dolomita tem pH alcalino, enquanto a pele tem pH ácido.
Sabendo disso, devemos ter cuidado com o uso indevido desse mineral, pois ele pode alterar a barreira da pele, favorecendo o aparecimento de doenças de pele. Deve-se ter cuidado ao usar as máscaras, pois elas ficam entupidas, o que aumenta a absorção de substâncias ativas na pele, caso contrário, parece que o mineral é seguro para uso em todos os tipos de pele.