Terapia de Casal: a convivência entre duas pessoas gera questões constantes sobre comunicação e afetividade, afinal são dois mundos diferentes, onde cada um carrega sua bagagem, suas vivências e experiências de todo o decorrer da vida.
A terapia de casal é uma das alternativas que pode ser utilizada quando o casal identifica que precisam de ajuda para lidar com questões que não estão conseguindo solucionar mais sozinhos e que estão interferindo negativamente na vida a dois. Ela serve como fonte de melhoria do relacionamento e também para evitar conflitos que possam vir a surgir no decorrer do relacionamento.
Quando o casal deve procurar terapia?
- Não há diálogo: não há diálogo ou compreensão ao escutar o outro, as conversas se tornam brigas ou discussões frequentes e sem resolução, causando desgastes no relacionamento.
- Perda de respeito: quando o outro faz críticas destrutivas, provocações e humilhações, fala mal da sua família, não aceita suas diferenças, mente,
dentre muitos outros pontos que podem ser considerados desrespeitosos.
- Perda de admiração: a perda de admiração pelo outro é quando afeta a forma como nos interessamos por outra pessoa e como falamos daquilo que fazem.
- Falta de individualidade: seja pelo controle excessivo tomando conta do relacionamento ou então a necessidade de viver somente para o parceiro ou parceira são pontos que devem ser observados para não deixar afetar a individualidade na relação.
- Educação dos filhos: quando cada um tem uma visão diferente sobre como educar os filhos e as divergências se tornam frequentes.
Dentre muitas outras divergências que possam surgir entre o casal, como por exemplo, os objetivos podem já não ser mais os mesmos, problemas financeiros, perda de intimidade, perda de atração um pelo outro e etc.
Seja qual for a motivação da procura, a terapia serve para auxiliar na identificação dos motivos que geram esses desajustes e conflitos que nem sempre conseguirão descobrir e analisar a real causa dos atritos. Se não conseguem reconhecer o problema, não tem como trabalhá-lo e superá-lo.
O terapeuta acolhe o assunto a ser trabalhado, sem julgamentos, servindo como um intermediador facilitador de diálogo entre o casal, evitando desgastes emocionais e mentais, mostrando também formas de saídas para esses conflitos e caminhos para que voltem a ter uma boa relação.
Terapia de casal ou individual?
É importante colocarmos em pauta o fato de que muitas vezes é necessário que seja feita uma terapia individual e não de casal.
A terapia de casal deve ser buscada quando se trata da problemática envolvendo a dinâmica do próprio relacionamento. Já a terapia individual deve ser buscada quando envolve problemas emocionais de uma das pessoas ou de ambas de forma individual, que podem afetar o relacionamento.
Qual é o valor da terapia de casal?
Os valores das sessões irão depender do local de atendimento e também renome do profissional, bem como variar em função do tempo e da periodicidade de cada uma delas, podendo variar de 172 a 400 reais.
Qual tipo de terapeuta escolher?
Há vários tipos de abordagens na área da psicologia.
A melhor linha de abordagem para terapia de casal é a terapia cognitiva comportamental (TCC), pois ela é voltada para trabalhar a modificação de pensamentos disfuncionais que determinam o estado de humor, o afeto e o comportamento dos indivíduos.