enxoval do bebe

Você está preparada para começar a organizar o enxoval do bebê? Confira nossas dicas.

Um dos momentos mais mágicos e especiais da vida é a chegada de um filho. Preparar cada detalhe para a chegada do bebê é algo que enche o coração das mamães de alegria e também de expectativa.

Para as mães de primeira viagem, uma das grandes dúvidas diz respeito à preparação do enxoval do bebê. Quantas e quais peças comprar? Quantas peças de cada tamanho? Qual é a melhor época para começar a providenciar o enxoval do bebê? Frio, calor, cores… 

Se você faz parte do grupo de mamães que está perdida, procurando orientações para montar o enxoval do seu bebê da forma mais prática e funcional, continue lendo este artigo com algumas dicas!

Montando o enxoval do bebê – por onde começar

O enxoval do bebê é composto por todos os itens que serão utilizados no dia a dia, sejam roupas, fraldas, utensílios, itens de segurança e o mobiliário.

Por isso, o ideal é ir preparando o enxoval do bebê por etapas. Aos poucos, você consegue fazer tudo com mais calma, sem deixar nada de lado e estar concentrada nessa tarefa vai ajudar a passar o tempo, já que esse período é repleto de ansiedade para a chegada do filhote.

O que faz parte do enxoval do bebê

Mobiliário

Nesse ponto, o berço é fundamental, já que é onde o bebê passará a maior parte do tempo nos primeiros meses. 

É preciso que este móvel tenha o selo do INMETRO, que garante a segurança da peça.

Uma cômoda ou guarda-roupas para guardar as peças e fraldas também é importante. 

Se for possível e seu orçamento permitir, procure por uma poltrona para realizar a amamentação.

Itens de higiene

No caso da banheira, avalie a questão do espaço e segurança. Você pode escolher entre uma banheira que já vem com o trocador em uma única peça ou mesmo o modelo mais simples.

Fraldas: nunca compre muitos pacotes de uma só vez até saber se seu bebê vai ter alguma reação alérgica a uma determinada marca e também qual será o ritmo de ganho de peso.

– Kits de higiene: procure ter neste kit termômetro, aspirador nasal, escova e pente de cabelo, tesoura específica para bebês ou cortador de unhas, algodão, cotonetes, lenço umedecido, sabonete e shampoo.

Roupas

Também não é preciso investir em muitas peças de roupas, principalmente nos tamanhos RN e P, já que o bebê cresce muito rápido e você corre o risco de perder as roupinhas praticamente sem uso.

Tenha no enxoval peças como bodies de manga curta e comprida, macacões, meias, luvas, mijões, calças e casaquinhos.

À medida que seu bebê for crescendo, você já estará familiarizada com os tamanhos e as peças que serão mais úteis para ele.

Não deixe de dar atenção à estação do ano em que o bebê nascerá, assim é possível você estipular a quantidade de roupas de frio ou calor.

Passeio

Itens como carrinho, bebê conforto, cadeirinha para carro são necessários e serão usados por muito tempo.

E então, quais desses intens já estão na sua lista de enxoval do bebê? Conta pra gente!