Ácido hialurônico: um importante aliado na cosmética mas também na saúde, ajuda a preservar a beleza natural da pele e não só. Vamos ver todas as suas propriedades benéficas juntos!
O ácido hialurônico é notícia há vários anos por suas prodigiosas propriedades cosméticas, que tiveram usos significativos em vários campos, incluindo o médico. A substância, que é produzida naturalmente pelo nosso corpo em pontos específicos como o humor vítreo do olho, desempenha um papel essencial na manutenção da correta elasticidade dos tecidos.
O creme de ácido hialurônico é talvez um dos derivados mais famosos devido à sua rapidez de aplicação e ao apreciado uso tópico imediato. No entanto, também existem suplementos de ácido hialurônico para a pele que são a única alternativa atualmente disponível para a versão em creme.
Atualmente esta substância é extraída de diversas fontes, e seus benefícios têm se mostrado muito úteis para tratar a pele de diversas áreas do corpo até em pontos extremamente delicados como o rosto e lábios, ou seios.
Mas não para por aí, outras partes do corpo também podem se beneficiar do ácido hialurônico. O ácido hialurônico para o joelho, por exemplo, demonstrou ser capaz de trazer benefícios significativos em nível puramente médico, graças à aplicação de infiltrações direcionadas. De fato, o efeito acalma toda aquela série de patologias comuns que muitas vezes ocorrem com o simples avanço da idade, em um ponto tão sensível, como os problemas relacionados à dor artrítica. O ácido hialurônico alivia a dor graças ao seu efeito anti-inflamatório, o que ajuda a melhorar a mobilidade da articulação.
As propriedades do ácido hialurônico na pele, por outro lado, são particularmente apreciadas por reduzir os sinais de envelhecimento, rugas e pequenas manchas na pele. Devido às suas várias e eficazes propriedades, esta substância tem recolhido ao longo do tempo um sucesso e um consenso geral muito elevado, que a tornaram uma presença permanente no mundo da cosmética.
Os benefícios do ácido hialurônico para a pele
Os efeitos do ácido hialurônico na pele são óbvios: a substância é capaz de melhorar a cor, a hidratação e a elasticidade, ajudando a manter a resistência típica que esse tecido tinha durante a juventude. Muito apreciado por quem é alguns anos mais velho, o ácido hialurônico para a pele jovem ainda consegue oferecer inúmeras vantagens na manutenção da saúde da pele e na resolução de pequenas imperfeições da pele que se desenvolveram por diferentes causas: estrias, cicatrizes, manchas de sol e assim por diante. .
Tudo isso é possível não apenas graças à capacidade de melhorar a textura e elasticidade geral, mas também aos efeitos anti-inflamatórios e curativos, combinados com a capacidade de proteger o corpo de ataques de vírus e bactérias. O ácido hialurónico tem efeitos na pele capazes de manter a sua frescura, com resultados estéticos apreciáveis e um impacto completamente natural ao contrário de muitas outras soluções cosméticas. Natural porque repara e hidrata, recuperando uma suavidade saudável que lhe é própria.
O uso tópico, através de cremes e óleos é de fato um dos mais clássicos e no mercado existem produtos em diferentes concentrações dependendo do uso. Estes são particularmente indicados para peles secas que necessitam de uma hidratação forte e imediata com efeito duradouro ao longo do tempo. A importância da correta hidratação dos tecidos, que se perde com a idade, é fundamental para manter uma aparência jovem e reduzir a formação de pequenos danos e imperfeições na pele.
Como usar o ácido hialurônico
O ácido hialurônico pode ser em gel ou em sérum, geralmente é um produto que contém uma grande quantidade de ingrediente ativo. Para garantir que funciona da melhor forma, deve ser usado da maneira certa e na hora certa, ou seja, de manhã e à noite antes de dormir, mas sempre depois de ter feito a limpeza perfeita do rosto e antes de aplicar o creme. O ácido hialurônico deve ser aplicado em todas as partes do rosto, com atenção especial ao contorno do olho, também deve ser aplicado no decote para manter a pele jovem e compacta. É um produto que seca rapidamente e absorve completamente sem deixar nenhum resíduo, por isso pode ser usado antes de colocar seu hidratante normal.
O sérum ou gel que contém o ingrediente ativo já tem um efeito hidratante por si só, além de ser tonificante para a pele, o que o torna perfeito para todos os tipos de pele, mas, principalmente, para quem tem pele relaxada com poros dilatados. O ácido hialurônico deve ser aplicado todos os dias para ser eficaz, o movimento a ser realizado é circular e leve, uma massagem que ajuda a pele a absorver o produto estimulando a circulação sanguínea ao mesmo tempo. Este produto não requer longas massagens para ser absorvido, pois sua consistência é diferente do creme que é mais oleoso e mais espesso. Basta escovar o rosto, pescoço e decote com as pontas dos dedos com movimentos de dentro para fora até que a pele fique seca.
Ácido hialurônico para rosto
No entanto, seu efeito mais apreciado continua sendo o de preenchimento, que é um creme com efeito de preenchimento capaz de suavizar as rugas. De fato, o ácido hialurônico no rosto é usado no tratamento direcionado desses pequenos sinais de envelhecimento, graças a injeções feitas com agulhas pequenas e muito finas sob a pele. Ao contrário de substâncias com efeitos claramente menos naturais, o ácido hialurônico injetado tem efeitos positivos que estimulam a regeneração natural dos tecidos e sua elasticidade sem criar efeitos plásticos desagradáveis. Devido à sua peculiaridade, no entanto, o efeito tende a desaparecer após vários meses, pois a substância é naturalmente reabsorvida pela pele. Neste caso, portanto, injeções de ácido hialurônico tornam-se uma aplicação a ser repetida regularmente de acordo com os diversos casos e as necessidades de cada pele específica.