Conhecido como toxina botulínica ou botox (nome comercial) é uma substância peptídica produzida pela bactéria Clostridium botulinum.
No nível neuromuscular causa o bloqueio da liberação de acetilcolina, que é a substância liberada pelos nervos para transmitir o estímulo de contração ao músculo. Em seguida, o músculo no qual a toxina é injetada relaxa (paralisia flácida) favorecendo a atividade do músculo antagonista. Injetado ao nível dos músculos mímicos do rosto, reduz sua atividade e, portanto, sua expressão.
Consiste em um polipeptídeo com uma cadeia leve e uma pesada ligadas por uma única ponte dissulfeto. São conhecidos sete tipos de toxina botulínica que são estruturalmente semelhantes, mas sorologicamente diferentes. Seu uso também foi aprovado em 1989 para o tratamento de estrabismo, blefaroespasmo e espasmos hemifaciais.
A toxina botulínica é usada em:
- Rugas frontais (linhas horizontais da testa);
- Rugas labiais;
- Rugas e sulcos glabelares (entre as sobrancelhas);
- Rugas do contorno dos olhos (pés de galinha);
- Linhas de expressão;
- Rejuvenescimento facial, efeito lifting;
- Hiperidrose;
- Dores de cabeça tensionais crônicas;
- Estrabismo;
- Blefaroespasmo;
- distonia cervical;
- Espasmo do esfíncter anal;
- Distúrbios da deglutição;
- Espasmo muscular da paralisia cerebral;
- Distúrbios do movimento.
No que diz respeito às rugas faciais, o tratamento com botox permite a inibição da contração dos músculos da mímica e o consequente relaxamento dos mesmos com a distensão da pele sobrejacente e o alisamento das rugas de expressão, em particular as frontais e circundantes. os olhos (pés de galinha).
Quanto tempo dura o efeito do botox? Com que frequência o botox pode ser feito?
O efeito do botox é reversível e tem duração limitada, aproximadamente 6 meses. O efeito estético é realmente incrível. O tratamento dura apenas 15/20 minutos.
O tratamento é indicado para pessoas cuja imperfeição é representada pela presença de rugas que dependem do uso contínuo dos músculos mímicos da testa, por exemplo, aquelas que muitas vezes assumem expressões faciais carrancudas ou preocupadas mesmo durante o sono.
Se o problema estético diz respeito a todo o rosto, o tratamento com botox pode ser associado a outros tratamentos dermoestéticos como: preenchedores (ácido hialurónico e colagénio), peeling ou dermocirúrgico, lifting ou blefaroplastia (tratamento cirúrgico para pálpebras caídas e bolsas).
As rugas desaparecem cerca de uma semana / dez dias após a injeção, mas a pessoa pode retomar imediatamente a atividade diária normal, evitando a fricção excessiva do local tratado.
Os resultados geralmente duram de 4 a 6 meses no caso do primeiro tratamento. Após várias injeções o efeito de relaxamento dura mais, chegando a 7/10 meses após o terceiro tratamento. De qualquer forma, nunca é aconselhável realizar o segundo tratamento antes de decorridos 4 meses do primeiro.
Não há contra-indicações ao botox, exceto gravidez, lactação e doenças neuromusculares. As reações alérgicas não podem ser descartadas, mas são raras. Nas 48 horas seguintes ao tratamento, não são absolutamente recomendados: ingestão de álcool, exposição aos raios UV, incluindo lâmpadas de bronzeamento, massagens ou outras manipulações faciais (limpeza facial incluída).
As contra-indicações são:
- Hipersensibilidade aos componentes;
- Doenças neuromusculares (miastenia gravis, síndrome de Lambert-Eaton);
- Terapia com aminoglicosídeos, medicamentos que podem potencializar o efeito relaxante muscular da toxina;
- Terapia com anticoagulantes e antiplaquetários;
- Expectativas irreais.
O uso de botox pode ser uma solução válida para o tratamento de estrabismo, blefaroespasmo, rigidez de nuca e distonia cervical, espasmo hemifacial, acalasia e sintomas urinários obstrutivos.
Quanto custa um botox?
Os custos do botox variam de acordo com a área a ser tratada e o tipo de imperfeição ou patologia. Variam de 500 a 2.000 reais para uma única sessão.