casamento

É necessário ter em mente que dentro de um casamento nem sempre iremos falar a mesma língua do parceiro ou parceira, afinal, são dois universos diferentes tentando contemplar as partes boas dentro de si individualmente, em harmonia.

A base para todo relacionamento dar certo e funcionar é a conversa, pois é através da compreensão de cada uma delas que se consegue construir os demais pilares como por exemplo, confiança, respeito, carinho, companheirismo, etc.

É normal que algumas divergências venham a ocorrer entre o casal com o tempo e quando isso ocorrer lembre-se de algumas dicas para evitá-las:

  • Aprenda a se comunicar melhor: um bom diálogo é a base para o sucesso de qualquer relacionamento. Quando aprendemos a nos comunicar melhor entendendo as necessidades do outro através da compreensão e sem julgamentos, passamos a não discutir, mas sim a ter sabedoria para nos portar diante situações desagradáveis.
  • Trate os problemas do casal com seriedade: por menores que os problemas pareçam ser para você, para o outro talvez não seja. Então cuidado ao tocar o mundo de alguém, tenha sensibilidade às necessidades do outro, leve a sério todas as conversas entre vocês, se atente aos sinais que o outro dá, sobre o que machuca ou incomoda o seu par, entenda os limites do outro, escute, mantenha a doçura na fala e a leveza para compreender.
  • Respeitem a individualidade: controle excessivo é uma porta aberta para um possível relacionamento tóxico. Apenas desfrutem da confiança nutrida entre vocês com o tempo, sejam transparentes e reais quanto a seus sentimentos e pensamentos sempre. Nunca abram mão de sua individualidade, qualquer coisa que limite sua liberdade, não é para você. O casamento não sufoca, não maltrata, não priva a liberdade do outro. A vida a dois só funciona quando desfrutada com base na confiança, respeito mútuo e muito amor. E quando digo isso, não estou dizendo que tudo deve ser liberado e aceito, combinado? Cada pessoa possui limites e sempre se fará necessário comunicar ao parceiro sobre eles. Ao expormos nossos limites o outro toma conhecimento e aí então, pode reavaliar as próprias atitudes.
  • Faça surpresas diariamente: e não estou falando de presentes, sair para lugares caros, viajar e etc, apenas faça o que conseguir dentro dos seus limites. Dicas: mande uma mensagem inesperada durante o dia, diz que está com saudade, se elogiem, mantenham as palavras de carinho e sejam ternos todos os dias.
  • Não fiquem bravos ao mesmo tempo: você já deve ter escutado aquele ditado de que “quando um não quer, dois não brigam” e ele é muito real. Quando o outro está com ânimos à flor da pele e percebemos que naquele momento há uma probabilidade de discussão devemos manter a nossa mente no lugar. Tentem manter as emoções  neutras, conversem depois que essas confusões amenizarem dentro de si. Sejam sábios, pois palavras mal colocadas, ofensas, brigas, discussões apenas trazem desgastes para o casamento.

 

Seguindo essas dicas, com certeza a harmonia e felicidade entre vocês irá perdurar por muitos e muitos anos. 

Sejam gentis e pacientes um com o outro, pois cada um carrega dentro de si uma realidade, uma dor, um trauma, um medo. 

Sejam doces, sábios e parceiros acima de qualquer situação. 

Por que no final de tudo, o casamento é isso, é sobre construir diariamente o amor que tanto procura em alguém e julga ser o ideal para si. Recebemos o que proporcionamos. Se somos amor, receberemos amor.