Onde encontrar a melhor taxa para financiamento? Saiba agora!
O cenário econômico do Brasil diante da pandemia do Covid-19, se tornou bastante delicado, principalmente por conta do desajuste das contas públicas.
No ano de 2021, apesar das dificuldades, ocorreu uma pequena evolução no crescimento financeiro do país e do PIB, mas por conta da alta inflação que começou a surgir, elevando gradativamente os preços de produtos básicos, como alimentos, gasolina e bens materiais.
As altas taxas de desemprego também foram extremamente ruins para diversos indivíduos, o que fez muitos recorrerem ao trabalho informal, para arrecadarem algum tipo de renda.
Pessoas que estão em busca de um imóvel, ou necessitam realizar algum financiamento, tendem a ficar apreensivas, principalmente pela situação instável em que estão inseridas.
Por isso, é muito importante entender e saber qual a melhor taxa de financiamento para 2022!
Continue lendo este artigo para entender mais sobre como as taxas são aplicadas e as melhores para este ano.
Primeiramente, é importante esclarecer que as taxas são, basicamente, os juros cobrados pelas instituições financeiras no momento de liberação de algum tipo de crédito.
Para isso, o banco precisa analisar se é possível, de acordo com sua renda mensal, realizar esse tipo de processo.
Não apenas isso, mas também é avaliado seu histórico de crédito e como comprador nos sistemas de proteção ao crédito como Serasa, SPC, além da análise do relacionamento, como você se porta perante ao banco, como é seu histórico de pagamentos – no caso, se eles são feitos em dia, parcelamentos, investimentos, entre outros aspectos.
Devido ao aumento da taxa Selic pelo Banco Central, como uma maneira de segurar a inflação, isso proporcionou maiores dificuldades, principalmente em relação às taxas de juros.
Você também pode saber exatamente o que fazer para parcelar as suas contas em 2022 com menos juros.
Bancos com a melhor taxa para financiamento
Por isso, para te ajudar, separamos algumas taxas de financiamento atuais dos principais bancos, confira abaixo:
Banco do Brasil: No Banco do Brasil, é possível calcular e simular o financiamento de um imóvel, além de alguns benefícios para quem já possui um imóvel quitado e até a possibilidade de realizar a portabilidade de crédito que está em outra instituição financeira.
As taxas de juros do BB variam de acordo com cada simulação, sendo a taxa de juros efetiva de 9,150 % a.a. e taxa de juros nominal de 8,787% a.a.
Santander: O Banco Santander apresenta financiamento imobiliário com taxas a partir de 9,99% ao ano + TR, podendo ser financiado em até 35 anos, com análise de crédito feita na hora e opção de financiar de forma online.
O mais indicado é sempre fazer a simulação e verificar as opções que cabem no seu bolso.
Itaú: O Banco Itaú oferece crédito imobiliário com taxas a partir de 9,10% ao ano + TR que pode ser contratado de forma digital, com consultoria via whatsapp, retorno rápido da análise de crédito para financiamento, além de ser possível pular até 2 pagamentos de parcelas por ano, facilitando ainda mais a organização e orçamento do contratante.
Caixa Econômica Federal: A linha de crédito oferecida pela Caixa em 2022 terá uma modificação, dos atuais 8,3% ao ano, para 8,7% + TR ao ano.
Isso é o impacto referente ao aumento gradativo da taxa Selic, o que fez com que a instituição financeira também modificasse o seu valor.
Nas atuais condições, o mais indicado é esperar em torno de três ou quatro meses e sempre acompanhar as taxas bancárias, se começarão a decair, para então adquirir um imóvel com mais segurança.
De qualquer modo, apesar dos diversos benefícios oferecidos pelas instituições privadas, se comparada, a Caixa Econômica Federal ainda apresenta a menor taxa de juros do mercado para 2022.