São consideradas doenças crônicas aquelas que apresentam uma evolução gradual e de longa duração.
O envelhecimento tem sido um dos assuntos mais discutidos por especialistas de todos os setores no mundo todo nos últimos anos.
Diversas ações relacionadas à saúde de pessoas idosas são realizadas de maneira incansável ao longo dos anos, visando não só desafogar o sistema de saúde, mas também garantir que a população idosa, que também é a maior parcela de população mundial, tenha a qualidade de vida adequada para manter suas funções na sociedade e no seu cotidiano.
O que é uma doença crônica
De acordo com dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 70% das mortes em todo o mundo são causadas por algum tipo de doença crônica, o que representa um número extremamente alto, de acordo com especialistas da área da saúde.
Normalmente, as doenças crônicas são causadas por múltiplos fatores como predisposição genética, alimentação deficiente, tabagismo, entre outros.
As doenças crônicas são muito comuns na população idosa, entre as principais estão:
Cardiovasculares
Doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte no Brasil.
Entre os idosos, as doenças cardiovasculares mais comuns são:
Pressão alta: também conhecida como hipertensão arterial, essa doença está diretamente ao consumo excessivo de sal, sedentarismo e histórico da ocorrência do problema em membros da família.
Insuficiência cardíaca: a pressão alta não controlada pode levar, muitas vezes, o idoso a desenvolver insuficiência ou outras doenças cardíacas que, não tratadas, vão enfraquecendo a musculatura do coração, o que dificulta na tarefa de bombeamento do sangue.
Arritmia: embora possa surgir em qualquer idade, a arritmia cardíaca costuma ocorrer mais em pessoas idosas por conta da redução e degeneração de células condutoras dos impulsos nervosos responsáveis pela contração do coração, fazendo com que o mesmo passe a trabalhar de forma irregular.
Pulmonares
Doenças que acometem o pulmão, como pneumonias, bronquite, asma e enfisema, costumam ocorrer com mais frequência entre a população idosa, mas alguns hábitos também contribuem para o desenvolvimento desse tipo de doença crônica, como o tabagismo e o alcoolismo.
Diabetes: uma das principais doenças crônicas
Esta é uma das doenças que também lidera o ranking de letalidade no Brasil e grande parte da população idosa costuma apresentar o problema – 1 a cada 4 idosos apresenta algum tipo de diabetes.
A doença, quando não controlada de maneira adequada, pode desencadear outros sérios problemas de saúde como perda da visão, problemas nos rins, coração, impotência sexual e má cicatrização.
Osteoporose
Esta doença também costuma acontecer com muita frequência entre a população idosa e é caracterizada pela perda da densidade óssea, tornando os ossos mais frágeis e sujeitos a fraturas com maior repetição.
Mal de Alzheimer
Esta é uma doença degenerativa que ataca a capacidade cognitiva da pessoa idosa, comprometendo até mesmo sua capacidade e autonomia no cotidiano.
Doenças Crônicas: Catarata
A doença prejudica e pode até mesmo levar à perda da visão, mas pode ser facilmente eliminada com cirurgia, o que é bastante comum.
Doenças crônicas: Mal de Parkinson
Também é uma doença degenerativa e que costuma ser mais frequente em pessoas acima de 50 anos.
É caracterizada pelo tremor nas mãos, mas também pode evoluir para a perda do equilíbrio do corpo, rigidez muscular e até mesmo demência.