Você sabe lidar com a traição? Entenda como você pode organizar seus sentimentos após esse momento tão triste.
Nos dias atuais, com toda essa questão de redes sociais, pessoas querendo mostrar suas vidas aparentemente felizes e perfeitas, tenho a seguinte visão de que muitas estão focadas e preocupadas com o mostrar algo para alguém do que em viver algo real para si, entende?! Vemos muita futilidade e ego sobrepondo várias relações. E vale falar aqui também sobre amores líquidos, rápidos, aqueles amores que “te conheci hoje e já te amo pra vida toda”, a vontade imediata de ser amado, mas sem querer aquele trabalho todo de construí-lo.
Sei que às vezes não parece, mas ainda tem muita gente boa querendo viver relacionamentos realistas e duradouros nessa vida, que não liga para status, sem ego ou futilidade.
Um bom relacionamento se constrói com base no quanto o casal dialoga, quanto mais abertos e transparentes em relação a qualquer assunto conseguirem ser, para desenvolver e compreender, maior será a leveza para lidarem com as possíveis divergências que possam surgir.
O diálogo é fundamental para que as expectativas de ambos se mantenham sempre alinhadas e frustrações sejam evitadas.
Devo perdoar uma traição?
Quando conhecemos alguém e a escolhemos para partilhar a nossa vida, é bastante complicado nos depararmos com esse tipo de situação.
A sensação de engano por ter confiado a alguém suas vulnerabilidades, é bem doloroso e cada um tem sua forma e limite para lidar com ela.
A primeira coisa que precisamos entender sobre traição é que na verdade ela diz mais sobre quem a cometeu do que de fato sobre quem foi traído. Até porque ninguém perde por ser verdadeiro com seus princípios, valores e esperar o melhor de alguém, perde é quem não soube valorizar o que foi oferecido de todo coração pelo outro.
Conexões reais e transparentes hoje em dia estão cada vez mais escassas, e por mais que você se dedique a alguém, às vezes toda essa dedicação de tempo e afeto não será suficiente para o outro e tudo bem, porque cada um oferece o que tem, não é mesmo?! E nunca será sobre você.
Por mais que gostemos de alguém, uma traição diz bastante sobre uma pessoa, inclusive envolve várias questões que são base para um relacionamento fluir, como por exemplo, abala a confiança, o respeito, a individualidade do outro, dentre muitas outras questões.
Creio em segundas chances quando o pedido de mudança feito pelo outro se demonstra e se concretiza através de palavras e ações depois do fato, de forma que estejam TOTALMENTE condizentes.
O perdão pode ocorrer de 02 maneiras
Cada pessoa sabe seus limites e caso escolha perdoar e manter o relacionamento, arque com as suas responsabilidades de perdão como por exemplo: conversar com o seu parceiro ou parceira sobre os motivos que o levaram a cometer a traição, não deixe que a opinião alheia afete a sua escolha de perdão, perdoe de forma real e quando digo perdão é sobre não jogar no ar o assunto a tona em alguma discussão ou divergência, deixe o passado no passado, saiam da rotina e conversem muito sempre.
Ou há também aquelas pessoas que escolhem perdoar e não manter o relacionamento.
Como se recuperar após uma traição?
Quando somos traídos vem junto também várias sensações como insuficiência, impotência, até fazemos comparações de nós mesmos, a gente passa a duvidar de si e das próprias capacidades de amar e ser amado, dentre muitos outros mistos de sentimentos dentro de nós.
Por isso se faz tão necessário a busca pelo autoconhecimento, recuperar a autoestima e o amor próprio que com certeza é esquecido quando passamos por esse tipo de situação.
Seja gentil com você. Cuide do seu corpo e mente em conjunto.
É só uma fase não tão boa e tudo bem se não conseguir sozinho, reconheça e procure ajuda de um profissional (terapia) para se reerguer.
Se mantenha perto de pessoas, amigos e familiares que elevem a sua autoestima, que te façam sorrir, que te ajudem a ter mais leveza durante esse processo.