Quando o assunto é “frizz” ou fios arrepiados nos cabelos, pode ter certeza que incomoda muitas mulheres. O frizz são aqueles fios que ficam arrepiados no topo ou no meio da cabeça. Este arrepiado dos fios acontece pelo simples fato de que as cutículas dos fios ficam abertas, e fora isso, a ausência de comprimento e nutrição dos fios também são responsáveis por causar este efeito.
Geralmente, os cabelos quando possuem muitos fios arrepiados, significa que está precisando de hidratação, e nesses casos possuem solução: uma boa hidratação e cauterização. Se mesmo assim não for solucionado é por conta de que aquele frizz faz parte das características do próprio cabelo, e uma possível solução seria uma escova progressiva.
Os cabelos cacheados, crespos e enrolados precisam de cuidados especiais, por possuírem maiores problemas relacionados ao ressecamento e consequentemente, maior aparência de um cabelo “frizzado”.
FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O APARECIMENTO
- CLIMA: quando a umidade do ar aumenta, os cabelos acabam ficando com uma aparência mais elétrica e arrepiada.
- CHAPINHA: o calor fornecido pela chapinha acaba desgastando a cutícula dos fios, deixando com que fiquem mais ressecados e desidratados, aparecendo ainda mais frizz.
- FALTA DE CUIDADO: escovar o cabelo de qualquer jeito, usar produtos não recomendados para o seu tipo de fio e até mesmo a falta de hidratação pode causar o enfraquecimento, o que causa o efeito de frizz.
DICAS PARA EVITAR QUE O SEU CABELO FIQUE COM FRIZZ
- HIDRATAÇÃO SEMANALMENTE:
Quando o cabelo está em falta de água, óleo e queratina, é aí que os frizz aparecem, logo, um cabelo bem hidratado dificilmente terá frizz. Para repor todos esses cuidados que o seu cabelo precisa, existe uma série de cuidados que se chama Cronograma Capilar, onde você cuidará dos fios em etapas, sendo hidratação, nutrição e reconstrução. A hidratação devolve água para os fios, a nutrição devolve óleos e vitaminas e a reconstrução agrega proteínas. Realizando todo o procedimento de forma correta, você notará que o aspecto dos seus fios irão melhorar muito!
- USE ÓLEOS VEGETAIS:
Quando realizar o procedimento de hidratação, é super interessante acrescentar algumas gotinhas de óleo vegetal no creme que será utilizado, pois terá um reforço a mais em relação à hidratação e reparação dos seus fios.
- ÚLTIMO ENXÁGUE COM ÁGUA FRIA
A água fria funciona como se fosse uma espécie de “selante” nos fios, ou seja, super recomendado para cabelos crespos ou cacheados. Na prática, quando estiver no banho, faça o último enxágue com água fria, e se a água for mineral ou filtrada, melhor ainda, pois a presença do cloro também danifica os cabelos.
- TRATE MELHOR OS FIOS PÓS LAVAGEM
O frizz é um fenômeno estático, e acontece por conta do atrito. Evite esfregar o cabelo na toalha após terminar o banho. Na hora de secar os fios troque a toalha por um tecido de algodão ou até mesmo papéis toalha utilizados em cozinha. Evite também desembaraçar os fios com os dedos, pois o cabelo em contato com as mãos também ficam com frizz.
Agora você já sabe como evitar que o seu cabelo fique com os fios arrepiados e até um pouco mais sobre como cuidar dele. Boa sorte e arrase!