caminhada para idosos

A caminhada é uma prática, segura, agradável, sem contraindicações, sendo particularmente indicada para quem já tem mais de 65 anos. Na ausência de distúrbios específicos da marcha, as pessoas com mais de 65 anos podem manter a forma caminhando, esta atividade permite queimar calorias, reduzir os níveis de colesterol e proteger o sistema cardiovascular, diminuindo a pressão arterial e melhorando a circulação sanguínea.

Especificamente, fazer uma curta caminhada todos os dias ajuda a erradicar o processo fisiológico de envelhecimento: o exercício retarda a perda de força muscular e tecido ósseo que caracteriza a idade avançada.

O coração também se beneficia: o exercício regular pode ter efeitos positivos na eficiência e na pressão cardiorrespiratória. Também reduz o risco de contrair doenças coronárias e ataques cardíacos, agindo no sistema cardiovascular. 

Caminhar  também envolve melhorias significativas no  bem-estar psicológico do indivíduo. Mantém  a atenção  e  a memória treinadas  operando no desempenho cognitivo: o movimento preserva ativamente o nível de tensão, atuando na eficiência das habilidades executivas e nos tempos de reação.

Uma caminhada saudável permite liberar a tensão e, principalmente, ajuda os idosos a reduzir a depressão e a ansiedade.

As mulheres idosas podem achá-la útil no combate à osteoporose, típica do período pós-menopausa.

Também retarda o aparecimento da osteoartrite  e previne  fraturas do fêmur. Promove  o controle glicêmico útil, melhorando  o diabetes tipo 2  e combatendo a obesidade.

AS VANTAGENS DE CAMINHAR CONSTANTEMENTE

A caminhada tem inúmeras vantagens, como: a redução da probabilidade de lesões e do número de quedas, reduzindo assim os custos médicos (especialmente entre os idosos onde a prevalência de doenças crônicas é alta), favorece a manutenção dos músculos dos membros menor circulação sanguínea e cardíaca avaliar. Além disso, caminhar permite diminuir a poluição do ar, melhorar a integração social e diminuir as doenças cardíacas.

A intensidade do treino não tem necessariamente de ser moderada para poder obter benefícios, de facto a caminhada pode dar efeitos positivos tanto se feita com ritmo moderado como se feita vigorosamente. 

Especificamente, os benefícios do exercício físico constante na saúde dos idosos serão:

  • menor acúmulo de gordura total e abdominal;
  • músculos mais resistentes à fadiga;
  • menos estresse cardiovascular e metabólico;
  • redução da pressão arterial, colesterol e triglicerídios;
  • risco reduzido de doença cardíaca coronária;
  • controle do diabetes  tipo II;
  • melhorar distúrbios vasculares periféricos;
  • eficiência cardiorrespiratória;
  • aumento da motilidade intestinal;
  • bem-estar psicológico (menor risco de depressão e ansiedade);
  • maior desempenho cognitivo (mais memória e atenção).

CONCLUSÕES SOBRE A CAMINHADA

O exercício físico regular e a caminhada são considerados atividades adequadas e sobretudo recomendadas para a saúde e eficiência dos idosos; é necessário incentivar estilos de vida saudáveis ​​para permitir que os idosos envelheçam da melhor forma para garantir uma elevada qualidade de vida.

A atividade física regular, conforme explicado anteriormente, é considerada um dos fatores mais importantes para o estilo de vida, para a manutenção da boa saúde na velhice e para o aumento da expectativa de vida, componentes do envelhecimento bem-sucedido.