músicas na gravidez

Você sabia que ouvir música na gravidez pode te ajudar a ficar mais calma e menos ansiosa?

Ouvir música já virou um hábito muito frequente e faz parte do dia a dia de muitas pessoas. O que muitos não sabem, é que as músicas são capazes de influenciar no nosso humor e até mesmo alterar o nosso estado de espírito. Muito provável que você já tenha tido essa sensação quando ficou um pouco mais alegre ao ouvir uma música mais animadinha, não é mesmo? 

Você sabia que os bebês, mesmo que ainda dentro da barriga de sua mãe, também podem se beneficiar com isso? Pensando nesse contexto, separamos algumas músicas que podem ser benéficas para o seu bem estar e até mesmo do seu bebê. Além disso, você também pode criar memórias desse momento especial que está vivendo, e deixar registrado por toda a vida do seu bebê.

Além do bem estar, também existem vários outros benefícios para a vida do seu bebê, que podem ajudá-lo em sua vida até mesmo quando já tiver atingido a fase adulta.

Quer saber então como e quais músicas incluir na sua rotina durante a gravidez? Fique de olho até o final deste artigo, pois vou te contar tudinho!

QUAL A REAL IMPORTÂNCIA DAS MÚSICAS DURANTE A GESTAÇÃO?

Durante a fase gestacional, a mãe faz tudo que está ao seu alcance para que o bebê evolua com saúde, não é mesmo? Desde uma alimentação mais saudável, acompanhamento médico (mais conhecido como pré-natal) e até uma atividade física moderada. O que muitas ainda não sabem é que ouvir determinados tipos de música também é algo de grande importância.

Primeiramente é importante mencionar o bem-estar que uma boa música relaxante traz à gestante, e uma música tranquila pode ajudar muito nesta fase, principalmente pelo fato de que existem muitas mudanças que estão acontecendo ao mesmo tempo. 

Em relação ao bebê, ele já consegue ouvir após a vigésima semana de gestação, pois já é um momento onde consegue ouvir o coração bater, a circulação sanguínea da mãe e até mesmo a sua voz quando fala e as músicas que ela escuta ou canta.

 E é exatamente por esse motivo que os bebês recém nascidos se acalmam ao ouvir a voz da mãe. 

E isso ocorre pelo fato de que eles possuem memória sonora em relação ao que ocorre durante toda a gestação, e essa memória permanece mesmo após o parto, e isso já foi comprovado através de estudos.

BENEFÍCIOS DAS MÚSICAS DURANTE A GRAVIDEZ

Como já mencionado, a música é capaz de proporcionar bem-estar tanto para a mãe, quanto para ela e além disso, também tem a função de estimular a memória do pequeno. Dessa maneira, tem alguns outros hábitos também que são importantes ser ressaltados e serão mencionados abaixo:

  • Diminui ansiedade e estresse
  • Auxilia na qualidade do sono
  • Melhora o humor 
  • Fortalece o vínculo
  • Acalma e relaxa o bebê
  • Estimula o aprendizado

Depois de saber alguns dos benefícios que a música traz para a mãe e para o bebê, agora listamos algumas músicas para que você curta este momento:

  • Anunciação — Alceu Valença;

  • Anjo da Guarda — Tribalistas;

  • Pra você Guardei o Amor — Nando Reis Ana Cañas;

  • Se essa Rua Fosse Minha — (Canções de Ninar For Babies);

  • Carinhoso — Marisa Monte e Paulinho da Viola;

  • Three Little Birds — Elizabeth Mitchell;

  • Boas Vindas — Caetano Veloso e Gilberto Gil;

  • Fico Assim Sem Você — Adriana Partimpim

Gostou do post? Então, deixe um comentário contando as músicas que você ouve, como o seu bebê reage a elas e outras experiências relacionadas ao assunto. Ficaremos felizes em saber!