soluço fetal

Como são os soluços fetais, e o bebê está soluçando muito ou pouco? Temos o furo sobre todas essas perguntas e muito mais.

Se você está no segundo ou terceiro trimestre e sua barriga de repente parece um estouro de pipoca, é provável que o bebê tenha um caso de soluços. No momento em que os primeiros movimentos do bebê se transformam em golpes, socos e rolos reais, você provavelmente também começará a notar os movimentos rítmicos reveladores dos soluços fetais. Mas por que os bebês soluçam no útero e com que frequência é normal? Continue lendo para saber mais sobre soluços no útero.

O que são soluços fetais?

Então, o que são soluços fetais? Muito simplesmente, os soluços do bebê no útero são os pequenos movimentos que o diafragma do bebê faz quando começa a praticar a respiração. À medida que o bebê inala, o líquido amniótico entra nos pulmões, fazendo com que o diafragma em desenvolvimento se contraia. O resultado? Um pequeno caso de soluços no útero.

Como são os soluços fetais?

Os soluços fetais são um movimento rápido e repetitivo que você pode dizer que definitivamente vem do bebê. No começo você pode pensar que é um chute suave, mas depois vai acontecer de novo e de novo e, sim, de novo. Se você prestar atenção, notará que o ritmo espelha os soluços adultos, que também são causados ​​pelos movimentos do diafragma – mas é claro que na versão adulta, em vez de líquido amniótico, eles são seguidos por uma lufada de ar.

Por que os bebês têm soluços no útero?

Ao contrário de crianças e adultos, engolir o almoço muito rápido não causará soluços fetais. Em vez disso, eles são simplesmente um efeito colateral do bebê “experimentando” todas as coisas novas que eles podem fazer. Quando o bebê soluça no útero, vários marcos de desenvolvimento estão ocorrendo – indicações de que eles estão a caminho de fazer sua grande entrada no mundo em apenas alguns meses. Aqui está o que está acontecendo no desenvolvimento quando o bebê começa a soluçar no útero:

Sistema respiratório do bebê:

A capacidade do bebê de inalar e exalar o líquido amniótico – e, portanto, soluçar – é um bom sinal de que seu diafragma está se desenvolvendo bem. Esse processo realmente começa por volta da semana 10, embora você provavelmente não consiga sentir soluços fetais por mais alguns meses, diz Brown.

Sistema nervoso do bebê:

De acordo com Brandi Ring, MD, obstetra e ginecologista do Mile High OB-GYN em Denver, “soluços fetais indicam a ativação do nervo que controla o diafragma”. Eles ajudam a confirmar que o cérebro e a medula espinhal estão intactos e fazendo seu trabalho. Em outras palavras, soluços fetais significam que o bebê está se desenvolvendo neurologicamente o suficiente para sobreviver fora do útero, diz Ring. O que é definitivamente uma boa notícia!

Reflexos do bebê:

Além de respirar, o bebê também está praticando chupar, chupar o dedo e bocejar – você sabe, todas aquelas coisas adoráveis ​​que eles farão quando nascerem. E todas essas atividades também podem resultar em soluços fetais, diz Shar La Porte, enfermeira obstetra certificada da Midwifery Care NYC no Brooklyn, Nova York.

Soluços Fetais: Quantas vezes é normal?

Como cada gravidez é única, não há uma regra rígida sobre a frequência com que os soluços fetais devem ou não ocorrer. La Porte explica que eles podem ocorrer de forma aleatória e frequente, às vezes várias vezes ao dia. Ainda assim, alguns bebês não parecem soluçar muito, e tudo bem também, desde que você sinta outros movimentos na barriga.

Observe que, se você estiver fazendo uma contagem diária de chutes com o bebê (ou seja, registrando quantas vezes eles se movem dentro de uma hora durante a mesma hora do dia todos os dias), não conte soluços como parte de sua contagem de movimentos.

No momento em que o terceiro trimestre chega, você provavelmente já se familiarizou com os ritmos do bebê. Este também é o momento em que você provavelmente sentirá soluços mais frequentes no útero, que diminuirão à medida que você se aproximar do parto. Se eles aumentarem durante às três a quatro semanas que antecedem a data do parto, ligue para o seu médico para se certificar de que não é um problema no cordão umbilical.

Como parar os soluços fetais

Embora soluços no útero sejam normais, todo esse estouro pode ser bastante perturbador, especialmente se você estiver tentando, digamos, uma reunião de trabalho (ou uma soneca!). Mas, como é o caso de nossos próprios soluços, não há uma maneira infalível de parar os soluços do bebê no útero. Ring sugere que mudar de posição, caminhar e beber água pode funcionar, já que qualquer novo estímulo incentiva o bebê a mudar de marcha. Mas a melhor maneira de lidar com soluços fetais? Simplesmente abraçá-los. Os soluços fetais são uma das muitas coisas que fazem parte da gravidez.

Soluços fetais: quando se preocupar

Como você pode ter certeza de que os movimentos que está sentindo são normais? Confie nos seus instintos. Nunca hesite em entrar em contato com seu ginecologista com dúvidas ou preocupações. Embora os soluços fetais sejam perfeitamente normais e saudáveis ​​para o bebê, quaisquer preocupações que você tenha sobre os movimentos do bebê devem ser tratadas imediatamente e monitoradas.