primeiros sintomas da gravidez

Você está se perguntando se você pode estar grávida? Confira os primeiros sintomas da gravidez…

A única maneira de ter uma resposta certa é fazer um teste de gravidez, mas existem alguns sintomas iniciais sentidos por algumas mulheres que podem dar alguma indicação disso.

No entanto, deve-se notar de imediato que nem todas as mulheres apresentam os mesmos sintomas e cada gravidez é diferente da outra, mesmo em relação às anteriores; é possível experimentar todos os sintomas que veremos, alguns deles ou mesmo nenhum.

Além disso, como os primeiros sintomas da gravidez geralmente são os mesmos que podem ocorrer antes e durante a menstruação, você nunca pode ter certeza sem um teste.

Para as mulheres que têm um ciclo menstrual regular mensal, o primeiro e mais confiável sinal de gravidez é o atraso do ciclo, mesmo que em alguns casos possa aparecer uma menstruação muito leve (falso ciclo); outros sintomas possíveis incluem:

  • INCHAÇO DA MAMA OU ALTERAÇÕES NOS MAMILOS,
  • AUMENTO DA SENSAÇÃO DE CANSAÇO E FADIGA,
  • DOR DE CABEÇA,
  • NÁUSEAS E/OU VÔMITOS
  • DESEJOS OU AVERSÕES RELACIONADAS COM ALIMENTOS,
  • MUDANÇAS DE HUMOR,
  • MICÇÃO MAIS FREQUENTE.

Segue-se a descrição destes e de outros sintomas mais e menos comuns, mas lembre-se que também podem ter outras causas ou explicações, pelo que a única forma de o verificar com certeza é apenas e só através de um teste.

OS PRIMEIROS SINTOMAS E OS PRIMEIROS SINAIS

Período atrasado / Períodos diferentes do habitual

A menstruação atrasada é o único sintoma a que realmente se deve prestar atenção e que deve levar a mulher a fazer um teste de gravidez. Em alguns casos (até uma em cada quatro mulheres) pode ocorrer o que é comumente chamado de “falso ciclo”, ou seja, o aparecimento de escapes que ocorrem no momento da menstruação, embora haja uma gravidez em curso.

Ressalta-se que qualquer mulher às vezes pode vivenciar um atraso, sem estar grávida, mesmo que isso nunca tenha acontecido no passado.

Inchaço/dor/alteração nos seios

Inchaço ou dor nos seios é um sintoma de gravidez que algumas mulheres podem começar a sentir logo nas primeiras semanas; em alguns casos, é descrito mais como um aborrecimento ou uma sensação de irritação.

O peito geralmente fica inchado e aumentado no primeiro trimestre devido a um aumento nos níveis dos hormônios estrogênio e progesterona; este crescimento não termina necessariamente no primeiro trimestre e os seios podem continuar a crescer durante a gravidez.

Fadiga / Cansaço

A sensação de cansaço ou cansaço incomum é um sintoma de gravidez que pode começar ainda na primeira semana após a concepção, mas que ocorre mais frequentemente a partir da sexta semana. A principal causa é a produção de progesterona, mas nas semanas seguintes a necessidade de aumentar o fluxo sanguíneo (para transportar nutrientes para o feto) também pode afetar significativamente

Enjoos matinais e vômitos

Esse sintoma característico da gravidez, um dos mais conhecidos, começa a se apresentar entre 2 e 8 semanas após a concepção, sendo raro ocorrer antes do atraso da menstruação. Observe que, apesar do nome, náuseas e vômitos podem ocorrer a qualquer hora do dia.

Micção frequente

Muitas gestantes percebem que começam a urinar com mais frequência enquanto aguardam a menstruação, mas esse é um sintoma muito incomum nessa fase e muitas vezes simplesmente o resultado de uma somatização do desejo de engravidar.

Em caso de queimação ou outro desconforto, verifique com seu médico se não é cistite.

Identificou algum dos sintomas? Faça um teste e boa sorte!