Relacionamento saudável não nasce da noite pro dia, ele é feito de construção diária, com afirmações, amizade, sabedoria e muita parceria entre o casal.
O casal que mantém um diálogo aberto, sem travas, julgamentos e que acima de qualquer divergência são companheiros a ponto de compreender um ao outro, essas pessoas sim entenderam o que é o amor.
Amor não tem nada a ver com controle, ciúmes, apego ou posse, saiba discernir esses sentimentos.
Quem ama não controla, confia e entende a individualidade do outro.
Ciúmes não é amor, é trauma da infância, relacionamentos passados frustrados ou porque a pessoa tenha sofrido com o abandono .
Apego não é amor. Quando entendo que posso ser feliz independente do outro estar ou não na minha vida, isso é desapego.
Um relacionamento será automaticamente saudável quando o objetivo for experimentar a vida juntos e não tentar transformar a pessoa em algo que você quer que ela seja ou faça, sem pressa e sem idealizações a respeito do outro.
- Não idealize a pessoa: somos pessoas diferentes umas das outras e portanto dificilmente o outro agirá como esperamos, não idealizar e não esperar do outro evita frustrações. Alinhem as expectativas através do diálogo.
- Conversem sempre e sobre tudo: não guardem segredos um do outro, sejam parceiros e mantenham a mente aberta para conversarem sobre seus pensamentos e sentimentos, demonstre vulnerabilidade e acolha a vulnerabilidade do outro.
- Se divirtam juntos: seja lá qual for o ambiente ou momento financeiro de vocês, se limitem ao que possa ser feito, mas façam. Se divirtam acima de tudo, seja num local chique ou até mesmo numa calçada sentados juntos para ver o céu. Desfrutem do tempo, faça com que ele tenha qualidade. A vida é agora.
- Mantenham a individualidade: seja com familiares ou amigos, mantenham a individualidade de vocês. É importante ter um tempo só seu ao lado de pessoas que você gosta, que te fazem bem e te respeitam.
- Jamais coloque o relacionamento acima do seu próprio bem-estar: para poder amar alguém, é preciso primeiro se amar, conhecer a si mesmo. Quando temos conhecimento de nós temos clareza sobre nossos limites, valores e princípios e assim, jamais permitiremos “um amor” que nos trate de qualquer maneira e conseguimos identificar quais são os excessos e o que de fato merece nossa atenção.
- Confiança e respeito: trabalhem a confiança e o respeito mútuo. Não confunda expor e impor limites, com controle. Não existe tirar a liberdade ou controlar a vida de alguém, no máximo pode ser exposto ao seu par o que te afeta e observar a reação dele, sempre observando em si mesmo também o que é excesso e o que não merece o gasto de energia depositada.
Portanto, relacionamento saudável sempre vai ser sobre a forma de comunicação do casal. Pessoas completas se relacionam para poder somar a felicidade que cada um já carrega em si. Primeiro precisamos estar de bem com a gente, felizes e completos individualmente para poder transbordar do que estamos cheios por dentro e assim ser o par de alguém e partilhar a vida em conjunto.
Busque por autoconhecimento e nunca deixe de cuidar da sua mente e corpo, cuidar de você, esses são pilares fundamentais para começar qualquer tipo de relação e mantê-los saudáveis.