ácido azelaico

Se você gosta dos assuntos relacionados à pele e também gosta de cuidar da sua, provavelmente já deve ter ouvido alguém falar sobre ácido azelaico. Esse ácido geralmente é receitado por dermatologistas com objetivos de tratamentos variados. Aqui neste artigo você conseguirá entender para quê serve, como usar e também onde encontrar. Vamos lá? 

O QUE É O ÁCIDO AZELAICO? 

O ácido azeláico é um tipo de ácido dicarboxílico, de cadeia saturada, vem do trigo, cevada e centeio, e é utilizado em cosméticos. Além disso esse ácido também pode ser encontrado em cereais, está presente também nos seres humanos uma vez que é produzido por uma levedura que fica nas peles saudáveis de forma natural. 

PARA QUE ELE SERVE? 

Azelan (ácido azelaico): para que serve e como usar - Tua Saúde

  • reduzir o crescimento de bactérias presentes no folículo piloso (incluindo também peles com presença de acnes);
  • reduzir inflamações, especialmente de pessoas que possuem rosácea; 
  • eliminar os radicais livres, e assim combatendo ao envelhecimento;
  • diminuir pigmentação em casos de pacientes que tem melasma;

As aplicações mais conhecidas são em casos de tratamento antiacne, melhora de rosácea e também diminuir manchas na pele, pois este ácido possui um composto capaz de alisar sua superfície, removendo então células excessivas e combatendo o aparecimento de imperfeições.

ESSE ÁCIDO POSSUI EFEITOS COLATERAIS? 

Tudo irá depender de como é a sua pele, mas em tese pode-se afirmar que ele causa: 

  • dor no local onde foi aplicado;
  • vermelhidão;
  • descamação;
  • coceira;
  • queimação.

Esses são alguns dos possíveis efeitos colaterais, porém não significa que todas as pessoas irão ter, porém é de extrema importância que procure um dermatologista para acompanhar você nesse processo. Como todo medicamento, e também o ácido também precisa de acompanhamento, uma vez que cada dosagem e apresentação de rotina de uso pode impactar nos seus resultados.

COMO USAR ? 

Antes de fazer a aplicação do produto é necessário lavar toda região com água e também com o agente de limpeza suave e secar bem a sua pele . 

O Azelan  deve ser aplicado sobre a área afetada, Porém uma pequena quantidade e duas vezes ao dia sendo de manhã e à noite. Após quatro semanas do início da utilização do produto, de um modo geral, já é possível perceber uma melhora significativa.

QUEM NÃO PODE USAR O ÁCIDO AZELAICO?

Tipo de arco não deve ser usado por pessoas que possuem grande sensibilidade a qualquer um dos componentes que estão presentes em sua fórmula, e também deve ser evitado todo tipo de contato possível com os olhos, boca e outras mucosas.

Além disso, em hipótese alguma, esse medicamento também não pode ser utilizado em grávidas e lactantes se não houver uma recomendação médica !

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre esse ácido, consulte o seu médico e entenda se há ou não há necessidade de fazer o uso do produto.

Além disso, você pode encontrar o produto em qualquer rede de farmácia mais próxima de você. Mas, de forma alguma saia procurando por aí onde encontrar, e já comprar e começar o uso por conta própria, uma vez que é indispensável que haja um acompanhamento profissional neste protocolo.