Manchas nas mãos: conforme o tempo vai passando, o corpo acaba sofrendo algumas alterações, e algumas delas são visíveis e acabam incomodando bastante. Entre essas mudanças, têm-se por exemplo, além das rugas, acabam surgindo algumas manchinhas marrons, acinzentadas ou até mesmo umas mais escuras, e surgem principalmente nas mãos. Esses sinais acabam por aparecer por volta dos 40 anos de idade, tanto em homens, quanto em mulheres.
Essas manchinhas são conhecidas popularmente como manchas senis, e levam o nome científico de melanose solar ou até mesmo lentigos solares. E ocorrem por conta da excessiva produção de melanina, que é responsável pela coloração da pele. Já no que se diz respeito aos tamanhos, elas podem variar desde alguns milímetros, até alguns centímetros, mas geralmente são pequenas, com tamanho semelhante a uma lentilha.
Essa pigmentação, muitas vezes ocorre por conta da excessiva exposição solar e sem proteção, são também decorrentes da radiação ultravioleta que a pessoa toma durante toda a vida e assim vai se acumulando. Pessoas que possuem clara são mais propensas a ter esses sinais. Elas geralmente aparecem no dorso das mãos, colo, antebraços, pescoço e também no rosto.
É POSSÍVEL REJUVENESCER AS MÃOS?
Além das manchas e rugas, existem também as rugas, e os idosos também podem acabar tendo as mãos ressecadas e as veias um pouco mais visíveis, pois de forma natural a pele acaba ficando um pouco mais fina.
Se caso a aparência das mãos for alguma coisa que realmente incomode, o mais indicado é que procure um dermatologista para que seja avaliado e também identificar quais tratamentos são mais adequados para as manchas.
Tratamentos caseiros que possam ter efeitos e completamente eficazes para essas manchas e eles causaram até mesmo intoxicação, cicatrizes e alergia. Tratamentos mais eficazes são capazes de promover destruição de forma seletiva das camadas de peles comprometidas. Isso deve e só pode ser realizado através de um especialista na área, como por exemplo o médico dermatologista.
VEJA AGORA ALGUMAS OPÇÕES DE TRATAMENTO PARA MANCHAS NAS MÃOS:
Laser
Esse procedimento é realizado por meio de um aparelho que emite uma luz e penetra nas camadas mais profundas da pele ajudando a remover manchas em algumas sessões. Pode também contribuir de forma Eficaz na regeneração da pele porém é importante evitar tomar sol durante todo o tratamento para que não seja comprometido resultado e mantenha as mãos sempre hidratadas. O tratamento a laser é um tratamento simples e sem complicações, no que se diz a respeito da quantidade de sessões, irá variar de acordo com o grau das manchas. Além disso, o tratamento também é feito com alguns intervalos de dias ou até mesmo semanas.
Crioterapia
Esse é um tratamento que usa do resfriamento para regeneração da pele e provoca algumas alterações imunológicas e também a destruição dos tecidos. Geralmente é usado o nitrogênio de forma líquida Além disso é considerado um método seguro e também eficaz contra as manchas senis.
Cremes Clareadores para manchas nas mãos
Os cremes clareadores ajudam na uniformização e também na coloração e textura da pele porém tendem a ter um resultado um pouco menor referente à diminuição das manchas. Esse tratamento geralmente é utilizado com cremes que contém ácido retinóico mas que possuem uma ação limitada em comparação aos outros tratamentos. Existem diversos tipos disponíveis no mercado, porém no caso de necessidade do uso de algum deles, somente um dermatologista consegue definir qual seria o mais recomendado, baseando-se nas características da pele do paciente.
Além dos métodos já mencionados, existem outros também, como:
- peeling químico
- preenchimento
É importante ressaltar que apesar da eficácia que possui esses tratamentos, depois de alguns anos essas manchas podem acabar voltando. Por isso, algumas vezes é necessário algumas novas sessões depois de algum tempo.