saúde do idoso

Conheça agora os cuidados essenciais que você e seus familiares precisam ter em relação à saúde do idoso. 

A expectativa de vida foi alterada consideravelmente nos últimos anos: para as mulheres a idade média é de 79 anos e para os homens 72 anos. É um crescimento que indica algumas melhorias em relação às condições de vida e saúde da população de forma geral. 

Junto com essas mudanças surgem inúmeros desafios, onde é preciso existir um balanceamento entre bem estar e a própria independência dessa população, sem deixar de dar atenção aos cuidados necessários e à saúde. A grande maioria dos idosos hoje em dia é portador de doenças ou até mesmo algumas disfunções orgânicas, principalmente quando em condições crônicas, o que não deve ser considerado uma limitação ou uma restrição de sua participação socialmente ativa com as demais pessoas.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com alguns cuidados denominados como essenciais para a saúde de um idoso. Vamos lá? 

ACOMPANHAMENTO MÉDICO REGULAR E ESPECIALIZADO

Qualidade de vida não é algo que se restringe apenas à saúde, mas certamente é um fator de grande importância para os idosos. Acompanhamento médico regular e especializado com um geriatra ajuda a prevenir possíveis doenças ou disfunções e tratar daquelas já diagnosticadas.

Depois de atingir os 60 anos de idade, o corpo passa por uma série de mudanças, e deve fazer parte desse momento um acompanhamento integral para ajudar o idoso a entendê-las e saber se adequar às novas necessidades que vão surgindo a cada fase.

A família e as equipes médicas precisam passar por uma adaptação referente a esse quadro, onde é preciso desenvolver outros níveis de atenção e de forma mais minuciosa para a saúde do idoso. 

ALIMENTAÇÃO BALANCEADA MELHORA A SAÚDE DO IDOSO

Uma boa alimentação é um dos cuidados essenciais, não somente nessa fase da terceira idade como em todas as outras fases da vida, pois é responsável por prevenir doenças e até mesmo melhorar a disposição. Para a saúde do idoso, é ainda mais importante: pois o corpo tem outro ritmo, os órgãos já não funcionam na mesma velocidade de antes, o nível de água no organismo é menor, assim como muitos hormônios.

PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS 

Uma prática regular de exercícios físicos possui vários benefícios, como uma melhor disposição para tarefas cotidianas, ajuda também na prevenção e tratamento de doenças e ainda pode se tornar um momento de sociabilidade, onde o idoso cria contatos e vínculos com outras pessoas. As opções de atividades são bem amplas, e para escolher a atividade que melhor se adeque à saúde e até mesmo as possibilidades físicas de cada, é necessário um acompanhamento médico. Os esportes são, quase sempre, os mais procurados: natação, hidroginástica, pilates, musculação, tênis, dentre outros. Mas há, também, opções menos comuns que podem ser tão interessantes quanto, como dança, teatro e circo. Colocam o corpo em movimento e despertam as expressões artísticas.

Entre alguns outros cuidados denominado essenciais para a saúde de um idoso, estão:

  • Cuidar da mente junto aos cuidados do corpo
  • Família e laços sociais também são importantes 
  • Respeitar o tempo e independência do idoso 
  • Cuidar da casa, pois é o seu local de aconchego
  • Saber de seus direitos